02 março, 2010

40 anos de estrada!



Pois é pessoal. No mês de março de 2010 completei 40 anos de estrada, voltados ao desenvolvimento e utilização dos dons que Deus me deu. Iniciei meus estudos de teologia em março de 1970, no SBPV, instituição inter-denominacional no estado de São Paulo. Neste período de estudos a visão missionária foi ampliada pelos trabalhos de final de semana e estágios de férias. E não perdi um. Tinha sede pelo aprendizado. Assim começou a rodar o velocímetro: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, etc . etc.


Esquentando os motores

Mesmo falando de 40 anos, os motores já começaram a esquentar muito mais cedo. No final de 1964 fiz minha profissão de fé na Comunidade Ascensão em Novo Hamburgo/RS e logo comecei a participar do grupo de jovens (JENHA). Foi um aprendizado de vida nos anos em que se tomam as decisões mais duradouras da vida: família, estudo, profissão, etc. Logo estava aprendendo violão e cantando. Pelo trabalho dos jovens naquela comunidade, me tornei uma liderança ativa, cantando e pregando em igrejas nos bairros e escolas. Depois veio a decisão pelo estudo da teologia e a ênfase na missão.


Aventuras

Uma das marcas do jovem é a curiosidade. Comigo não foi diferente. Aproveitei assim todas as oportunidades que foram surgindo. Uma das marcas no tempo de estudante em São Paulo foi a formação do primeiro quarteto masculino PV, gravação de LP (pra quem não lembra, o bolachão, long-play), programa da Chenia na TV Bandeirantes, etc. etc. O estágio em Novo Hamburgo em 1972, sob a tutela do P.Em. Wilfried Buchweitz, foi outra destas escolas que não se esquece. Obrigado amigo, professor e guia espiritual, inspirador até hoje. Com o seu incentivo, após a conclusão da escola bíblica, voltei a Novo Hamburgo e assumi minha primeira comunidade como pastor, concluindo o bacharelado de teologia junto a Escola Superior de Teologia, hoje Faculdades EST em São Leopoldo/RS.


Viagem há dois, três, quatro

Junto ao início do ministério pastoral também veio a formação da família. O casamento com minha querida esposa Cecília também significou uma caminhada a dois, em todos os sentidos. Não só na vida conjugal mas no ministério. Pegamos juntos: Novo Hamburgo/RS, Vitória/ES, Monte Mor/SP, Philadelphia/USA e novamente Novo Hamburgo/RS. Nesta viagem embarcaram, com a graça de Deus, os filhos André (1975) e Marcos (1977). “Quantas emoções”, diria o Roberto... Mas sempre estivemos juntos mesmo. Até que chega aquela idade em que os filhos voam do ninho e formam suas próprias famílias. Assim são agora os filhos, as noras e os 3 netos.

Minha paróquia é o mundo

Conta a história que o evangelista John Wesley, impedido de pregar nos púlpitos da Igreja Anglicana, declarou a famosa frase: “o mundo é minha paróquia”. Creio que este já foi o pensamento do apóstolo Paulo e de todos os nossos precursores. Não fosse assim, o evangelho não teria chegado até nós. Assim também me sinto devedor a esta visão mais ampla de igreja. Junto ao trabalho pastoral em comunidades da IECLB Deus me permitiu uma formação paralela em comunicação, com especialidades em rádio e TV. Isso me colocou diante do desafio da Secretaria de Comunicação da IECLB, das aulas de comunicação na EST, do trabalho de Luteranos Unidos em Comunicação (LUC), da diretoria da União Cristã Brasileira de Comunicação Social (UCBC), da assessoria à Agência Latino Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), da assessoria à Federação Luterana Mundial e lá vamos, mundo afora: Metade do Brasil mais 14 países Latino Americanos, 2 Norte Americanos, 4 Africanos e 19 Europeus... Olha! Deu um país para cada ano, fechando 40 também.

No mês de Setembro de 2010, por ocasião de meus 60 anos de vida, celebrei também esta vitória de 40 anos de vocação. Quem quiser conhecer um pouco desta caminhada pode acessar este link:
O futuro a Deus pertence

Só pra usar uma frase clássica. Mas, de fato, tudo Lhe pertence. E é com gratidão que lhe entrego esta caminhada, pedindo forças para este momento da história que Deus está escrevendo, em que posso ser co-adjuvante e não apenas “mero espectador”. Nesse sentido de fato “o futuro a Deus pertence”. Rumo aos 60 (Setembro, hein... não esqueçam!!!)

“O CORAÇÃO DO HOMEM PODE FAZER PLANOS, MAS A RESPOSTA CERTA DOS LÁBIOS VEM DO SENHOR” (Provérbios 16:1)


“O CORAÇÃO DO HOMEM TRAÇA O SEU CAMINHO, MAS O SENHOR LHE DIRIGE OS PASSOS” (Provérbios 16:9)



“PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, SEDE FIRMES, INABALÁVEIS E SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE, NO SENHOR, O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO” (I Coríntios 15:58)